Ameaçadores. Veja quem está na mira dos participantes de “Game Changers”.


16230647_242439792881694_7755707898503626752_n

É amanhã! Quarta-feira, 08 de março, acontecerá a tão esperada estreia de “Survivor: Game Changers”. Mas, para os fãs mais aficcionados o jogo já começou.

Mas calma. Você não perdeu os primeiros blindsides e alianças acontecerem. Estamos falando da pré-temporada.

Isto porque durante o último mês tivemos acesso a várias entrevistas com os 20 participantes onde eles falam, entre outras coisas, das suas estratégias iniciais, percepções e da interação que esperam ter com os demais jogadores.

Esta chuva de informações foi o suficiente para os fãs começarem as especulações e palpites sobre como serão os relacionamentos das tribos, quais serão as prováveis alianças que se formarão e quem não tem chance de se dar bem.

O jornalista Dalton Ross, da Entertainment Weekly, uma das principais revistas americanas sobre TV, tem publicado diariamente em seu Instagram fotos dos participantes simulando seus votos para quem eles desejam eliminar primeiro.

Apesar de ser uma brincadeira, estas fotos revelam por quem os participantes se sentiam mais ameaçados nos dias que antecederam as gravações. E este é um importante aspecto do jogo, uma vez que, muitas vezes, o que possibilita uma aproximação inicial entre jogadores é o ódio ou medo de um participante em comum, além de ser um facilitador para os votos iniciais e sempre um argumento forte para dar vida aos “big moves”.

Então vejamos como os integrantes de cada tribo votaram e o que isso pode indicar:

MANA TRIBE

mana-tribe-votes

Tony, Caleb e Abry votam em Sandra. Hali, Jeff e Troyzan votam em Tony. Malcolm vota em Cirie. Ciera vota em Sierra. Sandra vota em Aubry. Michaela vota em Ciera.

Os votos dessa tribo são forte indicativo que os jogadores estão mirando nos vencedores como alvos iniciais. Isto explica porque dos 10 votos possíveis da “Mana”, 6/7 foram distribuídos entre Sandra e Tony.

Ainda que não seja segredo para ninguém que ex-vencedores voltam em futuras temporadas como grandes alvos, não seria esperado dos “Game Changers” um olhar diferente para o jogo?

Vale lembrar que esse padrão de pensamento foi construído no primeiro All-Stars de Survivor, na sua oitava temporada, onde todos os vencedores foram rapidamente eliminados. Aparentemente, mesmo após 25 temporadas, essa linha de raciocínio é muito forte entre os participantes.

Isso acontece, primordialmente porque nessa fase do jogo, os participantes buscam argumentos fáceis de convencer uns aos outros. Assim, ao mesmo tempo que determinada pessoa é eliminada também é possível construir-se as primeiras alianças.

Analisando esses votos da Mana Tribe, é bem provável dizer que teremos uma dinâmica inicial onde os jogadores ficarão divididos entre Tony e Sandra. Ficando como votos decisivos Ciera, Malcolm e Michaela.

Acredito que se a tribo perder um dos primeiros desafios, a decisão entre #TeamSandra vs #TeamTony será feita baseada em quanto os jogadores darão importância para força nas provas de imunidade.

Mesmo assim, ainda dou uma vantagem para Sandra porque não é a toa que ela é a rainha de Survivor. E penso que Michaela e Ciera terão mais afinidade com ela do que com Tony. Além disso, Malcolm ter como alvo Cirie pode ser um fator que aproxime ele a Sandra.

E você o que acha? Sandra e Tony conseguirão sair ilesos dos primeiros votos?

NUKU TRIBE

nuku-tribe-votes

Andrea, J.T., Tai e Sierra votam em Tony. Cirie e Sara votam em Sandra. Zeke vota em JT. Brad vota em Troyzan. Ozzy vota em Cirie. Debbie vota em Andrea.

Não diferente da Mana Tribe, a grande maioria da Nuku está mirando nos vencedores. Um péssimo sinal para JT que é o único winner dessa tribo.

Mesmo não sendo visto como o mais ameaçador entre os três vencedores o fato de estar sozinho pode transformar os 6 votos distribuídos entre Sandra e Tony em votos para ele, especialmente com Zeke expressamente o escolhendo como primeiro a sair.

Outra dinâmica interessante é a Ozzy vs. Cirie. Aparentemente o participante não esqueceu Micronesia ainda e está pronto para eliminar Cirie e ter sua vingança.

Além disso, o fato de Ozzy ser visto como de grande valia na fase de tribos (por ser um excelente competidor), torna ainda mais difícil a sobrevivência nossa “gangster in the Oprah suit”, já que isso por si só garante a Ozzy certo poder nas primeiras eliminações do jogo.

survivor

Mas, o quanto devemos considerar isso um panorama realista de quem irá se dar bem ou não no jogo?

Em Survivor: Second Chance, por exemplo, Kass foi um dos participantes que tinha o maior alvo e não conseguiu sobreviver ao seu segundo conselho tribal mesmo tendo mudado bastante a forma de lidar com o jogo e os jogadores. O que demonstra que cedo ou tarde estes “pré-conceitos” têm grande influência nas decisões dos participantes.

É por este motivo também que uma mistura entre as tribos provavelmente será letal para Sandra e Tony por serem quase unanimidade na lista de alvos prioritários dos outros jogadores. Portanto, quando mais uma vez as tribos estiverem se remodelando a busca por alvos fáceis retornará e, provavelmente, transformará os vencedores e jogadores mais estratégicos nos grandes cotados para eliminação.

Mas, calma! Se você, assim como eu, é fã da Sandra e do Tony, nada está perdido. Se tem uma coisa que todo fã sabe é que neste jogo tudo é possível e um jogador só é eliminado quando a tribo falar e o Jeff apagar sua tocha. Fora que numa temporada com jogadores icônicos e tidos como “Game Changers”, o mínimo que podemos fazer é esperar ser surpreendido, não é?

E em sua opinião, quem será alvo nos primeiros conselhos?