Termômetro – Survivor Game Changers, Episódio 03


Antes de tudo, peço desculpas pelo atraso essa semana. Mas o bom é que a coluna, ainda que aos 45′ do segundo tempo, saiu, não é mesmo? 

Lembrando que o “termômetro” é a coluna onde ordeno os jogadores baseado no desempenho deles no último episódio de Survivor Game Changers. Tudo que eles fizeram ou deixaram de fazer é levado em consideração, desde ganhar desafios e achar ídolos até criar e quebrar alianças.

Além do rank, temos o jogador da semana, que ganhará uma coroa (nada mais apropriado, não?) por ter sido o melhor participante da semana.

Fora isso, no final de cada “termômetro”, deixarei uma enquete para você votar em que acredita que deveria ser o jogador da semana.

Não esqueça de deixar seu comentário no final, este é um grande incentivo para nós continuarmos produzindo conteúdo. Seu feedback é muito importante. Vamos aproveitar este espaço para conversar e tentar reunir a comunidade brasileira de Survivor. Prometo responder a todos.

Uma última coisa, se você ainda não leu nossa recap, talvez seja bom dar uma passada por lá e relembrar os fatos mais importantes dos episódios antes de checar o termômetro.


MANA TRIBE


1º – Sierra

Na conversa entre a tribo foi quem apontou o voto para Malcolm, o que demonstra que tem certo controle e voz nas decisões tomadas por esse grupo.

O momento em que ela pede para Debbie parar de falar e dá o direito de voz para Tai foi um momento brilhante e um dos motivos para estar na primeira posição da tribo. Ter esse tipo de percepção não é comum para muitas pessoas.

Talvez se ela não tivesse dado atenção ao Tai ela não teria sobrevivido ao twist.


2º – Brad

Grande vitória para a sua tribo na recompensa. Foi o jogador que melhor soube lidar com as trocas de informações durante o conselho e fez sua vontade prevalecer. Entregou quase nada e recebeu muito em troca. Entretanto, o fato de ter jogado JT aos leões pode prejudicá-lo caso isto sirva de alerta para sua aliança de que Brad veio para jogar e é uma grande ameaça social, físicoa e estratégica.


3º – Hali

Assim como Cirie tentou fazer uma parceria com Debbie e foi, a princípio, enganada. Fora isso teve uma aparição impressionante neste episódio.

Observou e apontou corretamente que este twist é um momento onde se deve jogar pensando no curto e longo prazo, algo que faltou em JT, por exemplo.

Soube arriscar e recuar nos momentos corretos e teve uma brilhante participação no conselho tribal não recuando para ninguém e se impondo quando necessário.


4º – Debbie

Pareceu como leal às alianças feitas na primeira Nuku. Perde pontos porque tivemos os primeiros indicativos de que se deixará abalar pelas emoções, tanto no desafio da imunidade (ao xingar Tai pelo mau desempenho) como pelo preview. Além disso, não teve muito destaque ou participação no tribal council.


5º – Tai

Mais uma vez, fica na última posição da tribo. Apesar de, sim, ter encontrado um ídolo e salvado um membro da sua aliança. Vejam só: acredito que foi uma jogada péssima para ele, ou pelo menos o que vai se beneficiar menos com isso.

Tirando o fato de que guardar o ídolo para quando fosse o nome dele sendo lido pelo Jeff ser mil vezes melhor, se pararmos para pensar, a saída de Sierra faria Tai ser o:

  • Membro mais valioso para antiga Nuku;
  • Braço direito de Brad, que aparentemente é o participante com maiores vínculos entre todos participantes;
  • Menos ameaçado pela ligação (ainda que neguem) entre Sierra e Hali numa tribo de 5.

Fora isso, Tai apareceu DO NADA com um ídolo. Vocês também não pensariam que ele é perigoso e sneaky, sneaky? Se ele tivesse mobilizado toda a tribo pra procurar a imunidade (já que pretendia utilizar em alguém), seria bem melhor para o jogo dele.


NUKU TRIBE


1º – Sandra

É verdade que é alarmante estarmos vendo Sandra tão “arrogante e prepotente”, mas a realidade é que ela sempre foi assim: ácida e desbocada. Entretanto, não podemos descartar que este jogo mais agressivo seja resultado de uma adaptação forçada.

Afinal, não deve ser fácil voltar ao programa como a única a vencer duas vezes. Portanto, esse jeitinho de “sou a vilã” pode ser apenas um convite para: todos a odiarem e de repente se tornar a pessoa perfeita para carregar pra final.

Fica em primeiro porque em um twist deste ela não receber nenhum voto é de se admirar. Sei que há espaço para apontarmos isto como “sorte”, mas eu prefiro acreditar que não foi.


2º – JT

A situação de JT pós swap é inegavelmente complicada. Porém, acredito que mais uma vez nosso caipira meteu os pés pelas mãos. Não me entendam errado. Eu acredito que o objetivo de JT era maravilhoso, porém a execução e planejamento dele foram horríveis.

Apesar de ter dado tudo errado, ganha pontos por ter ao menos coragem e arriscar tudo. Se ele sentia que estava numa situação sem volta e que era hora de aproveitar a oportunidade e tentar mudar seu destino, paciência. Fora que as consequências possam nem ser tão graves quanto imaginamos, não é?

Tem muita coisa que queria falar sobre sua jogada, mas fica para outro texto senão vou me alongar demais.


3º – Malcolm

Apesar do twist ter realmente limitado as suas chances no jogo e como bem pontuou ele em entrevistas eliminou a parte social do game, Malcolm não conseguiu diminuir a crença que todos tem que ele é uma ameaça física e estratégica. Parecido com Ozzy, ele foi bem em todas as provas e não se preocupou em parecer intimidador para a maioria dos outros participantes.

Porém a forma com que lidou com JT e controlou o que poderia ser controlado só comprova que perdemos um excelente jogador neste conselho.


4º – Aubry

Mais uma vez, foi esquecida no churrasco pela produção. Uma pena, porque tem uma visão estratégica muito boa e em um twist inédito seria bom ter visto mais profundamente seus pensamentos e objetivos para esse conselho. Aparentemente está tendo que segurar seu jogo por estar na minoria e ameaçada desde o primeiro dia, então ganha pontos por não se afobar e dar uma de JT e piorar ainda mais sua situação.


5º – Michaela

Suas caras e reações são tão impagáveis que às vezes já é o suficiente para tornar uma cena trivial em algo muito empolgante de se assistir. Entretanto foi nula nesse episódio: não apareceu nem nos desafios, nem como estrategista.

A impressão que dá é que não estão dando valor a Michaela e ela não está fazendo questão de se impor. Estão tratando-a como “café-com-leite”, como na cena onde Sandra afirma com certo deboche que não haveria um ídolo para ferrar com eles.


6º – Jeff

Durante o desafio de imunidade, foi responsável por abrir a vantagem para Nuku e perdê-la. Sem o twist talvez fosse o próximo eliminado da Nuku. Nunca é bom ser visto como um peso nas provas. Se até mesmo Sandra comentou isso em cena secreta, a coisa tá feia, né?


TAVUA TRIBE


1º – Ozzy

Oh boy… parece que termos o mesmo repeteco. Ozzy o grande pescador e provedor da tribo com todos falando o quão maravilhoso e perfeito ele é até que todos se juntam e o eliminam na primeira vez que ele não tiver imune na merge. Enfim, se Ozzy queria mudar seu jogo não mostrou a que veio ainda. Fica em primeiro porque realmente parece ser o ponto central da sua tribo, só temos que ver como vai lidar com um possível ídolo do Troyzan.


2º – Andrea

Mais uma vez, esteve apagada estrategicamente na edição. Apareceu apenas para falar sobre o quanto Ozzy é incrível e que por ele alimentar a tribo poderiam estar preparados e positivos para vencer a imunidade. Bom, acho que deu certo, né? Andrea ganha pontos por ter sido a heroína da Tavua no desafio da imunidade. Esperemos que isso não a torne uma ameaça física.


3º – Cirie

Ouvimos, sem parar, ela torcer e apoiar Ozzy nos desafios de recompensa e imunidade, o que sugere que os dois podem finalmente ter se acertado. Se esguelou na prova de imunidade, o que me lembrou como Cirie é subestimada nas provas.


4º – Troyzan

Apesar dos desafios de recompensa não serem tão importantes quanto os de imunidade, o fato de ter sido o grande culpado pela derrota da Tavua impedirá que utilize a cartada de “vamos manter a tribo forte”. Contudo, tem um ídolo e pode revirar todo o jogo.


5º – Zeke e Sarah

Totalmente invisíveis ao ponto de eu não saber nem como avaliá-los. Portanto dividem a última posição do nosso ranking.


JOGADOR DA SEMANA

Apesar de Brad ter sido um grande holofote no conselho, na minha visão ela é quem tem maior controle nesta tribo. Foi quem apontou o voto para Malcolm. Sútil, porém letal.


Vote em quem você acha que foi o jogador da semana em cada tribo!

Nuku Tribe de Survivor Game Changers após swap do terceiro episódio. Sandra, Malcolm, Aubry, Michaela, Jeff e J.T. formam a nova Nuku.[poll id=764]

 

Mana Tribe de Survivor Game Changers após swap do terceiro episódio. Brad, Debbie, Sierra, Hali, Tai e Caleb formam a nova Mana.[poll id=765]

 

Tavua Tribe foi criada num swap de 2 tribos para 3. Andrea, Cirie, Ozzy, Sarah, Troyzan e Zeke são os membros da Tavua em Survivor Game Changers.[poll id=766]