Termômetro – Veja quais foram os melhores jogadores da estreia de Survivor Game Changers


"The Stakes Have Been Raised" - Sandra Diaz-Twine, Michaela Bradshaw, Caleb Reynolds, Ciera Eastin, Aubry Bracco and the rest of the tribe on SURVIVOR: Game Changers. The Emmy Award-winning series returns for its 34th season with a special two-hour premiere, Wednesday, March 8 (8:00-10:00 PM, ET/PT) on the CBS Television Network. Notably, the season premiere marks the 500th episode of the series. Photo: Timothy Kuratek/CBS Entertainment ©2017 CBS Broadcasting, Inc. All Rights Reserved.

Olá, me chamo Danilo e irei escrever toda semana o “termômetro” de Survivor Game Changers. Antes de explicar como vai funcionar a coluna, gostaria de agradecer à Ana Paula pelo convite, confiança e a oportunidade de conversar sobre esse reality pelo qual sou realmente apaixonado.

No “termômetro” eu irei ordenar os jogadores baseado no desempenho deles no último episódio. Tudo que eles fizeram ou deixaram de fazer será levado em consideração, desde ganhar desafios e achar ídolos até criar e quebrar alianças.

Vale lembrar que não estou tentando adivinhar quem vai ganhar o programa, portanto, se um participante está em primeiro, não significa que ele terá vida longa no jogo.

108340_D0422b

Além do rank, teremos o jogador da semana, que ganhará uma coroa (nada mais apropriado, não?) por ter sido o melhor participante da semana. Fora isso, no final de cada “termômetro”, deixarei uma enquete para você votar em que acredita que deveria ser o jogador da semana. Não precisa concordar comigo, ok? Quero saber a sua opinião.

Fique a vontade para comentar se você concorda ou discorda das posições e do jogador da semana. Você também pode criar seu próprio “termômetro” e postar nos comentários. Vamos aproveitar este espaço para conversar e reunir a comunidade brasileira de Survivor. Prometo responder a todos.

Uma última coisa, se você ainda não leu nossa recap, talvez seja bom dar uma visitada no post para relembrar os fatos mais importantes dos episódios antes de checar o termômetro.


MANA TRIBE
Com certeza é cedo para tirar conclusões definitivas sobre cada um dos participantes. Apesar da Mana ter ido aos dois conselhos até agora muita coisa ainda ficou nebulosa ou foi escondida pelos editores para dar destaque e airtime para as lendas Tony e Sandra.

sd_e01e02_sandra1º – Sandra

Para surpresa de muitos, inclusive a minha, Sandra não queria eliminar Tony. Pelo contrário, sua primeira estratégia era se alinhar com ele e outras ameaças do jogo para assim evitar perder jogadores fortes nos desafios e não ser o primeiro alvo dos outros participantes.

Apesar de ser uma das maiores ameaças dessa edição, Sandra foi capaz de derrubar a guarda da maioria das pessoas e construir pequenos laços ao longo dos primeiros dias. Chegou a servir como uma espécie de líder e não foi cogitada para primeira eliminação.

Foi Sandra quem informou o voto em Ciera para Michaela, Troyzan e Hali, que estavam na “minoria”, o que demonstra que mesmo tendo como prioridade construir uma aliança de grandes ameaças ela não fechou as portas para outras opções.

Sandra é humana, engraçada, encantadora e real. Seus adversários reconhecem esse efeito quase hipnotizante e a capacidade de criar situações que são extremamente vantajosas para ela.

Mas o que mais me impressionou essa semana foi a brilhante mistura entre sua consagrada estratégia de “as long as it’s not me” com uma agressividade necessária porque provavelmente ela não terá muitos momentos onde não será ela o alvo. A partir disso pudemos ver Sandra movimentando o jogo, correndo atrás de votos e formando novas alianças. E foi lindo.

Entretanto, nem tudo são flores, Sandra perde pontos por não ter conseguido lidar melhor com Tony. Ela poderia ter sido honesta quando ele a ouviu conversando com Troyzan. Acredito que a permanência de Tony no jogo era um grande auxílio para ela, então talvez valesse à pena gastar um pouco de energia para esclarecer as coisas ao invés de eliminá-lo.

sd_e01e02_malcolm2º – Malcolm

Engraçado, charmoso, inteligente, bom em provas… A lista de qualidades é grande e demonstram que não é por acaso que Malcolm é considerado um contestante completo e foi incluído em praticamente todas as alianças da Mana nesse começo de jogo.

No primeiro episódio, foi responsável (com ajuda de Caleb e Aubry) por projetar os votos que iriam em Tony para Ciera. Um movimento que beneficiou sua estratégia de jogar com grandes ameaças para ganhar tempo de vida na merge.

O fato dos outros participantes serem sempre positivos sobre ele é um bom indicativo do seu jogo social. Pudemos ver ele interagindo em um nível pessoal com quase todos os jogadores.

Tem uma percepção bem real das situações e jogadores, prova disso é que apesar de ter votado com Sandra para eliminar Tony, tem consciência de como ela está jogando e é perigosa.

Depois da performance excepcional no segundo desafio da imunidade eu duvido muito que seja eliminado em um futuro próximo, a menos que a swap seja extremamente ruim para ele.

sd_e01e02_caleb3º – Caleb

Como assim, Caleb em terceiro? Confesso que eu também estou surpreso… Mas fazer o que? Fiquei impressionado com a atuação do beastmode.

Apesar de um pré-game com declarações questionáveis ele mostrou boas habilidades sociais e não transpareceu em momento algum este certo lado delusional e prepotente. Os laços que ele construiu nos primeiros dias foram capazes de fazer Ciera virar um alvo por cogitá-lo para eliminação.

Provavelmente este social apurado, combinado com sua força nos desafios, o tornará uma potência a ser batida na merge. Isso porque sinceramente eu não o vejo sendo eliminado tão cedo. A menos que acabe muito mal na swap do próximo episódio e sua tribo decida entregar os desafios, Caleb se faz tão necessário e prestativo para tribo que não deve correr nenhum risco até a merge, inclusive, foi responsável até por começar o fogo na Mana.

Além disso, ganha pontos porque é encantador, leal, engraçado e honesto, qualidades que fazem dele um “aliado perfeito” e um jogador que as pessoas estão abertas para se associar. Sua relação com Malcolm, até uma certa altura, tem tudo para ser um sucesso para ambos.

No segundo conselho tribal, tentou angariar os votos para salvar Tony, mas o fez de uma forma que não o prejudicasse, como aconteceu com Ciera. Soube a hora de parar e ir com a maioria para não criar atritos. Aparentemente, consegue circular por todos os tipos de grupo.

sd_e01e02_jeff4º – Jeff Varner

Nestes dois episódios, encontramos Varner muito mais amigável e calmo. Seu jogo está muito mais suave dessa vez. Continua com uma visão muito apurada do que está acontecendo no acampamento, sendo responsável por nos narrar os fatos.

Recebe pontos por estar próximo de quase todas as pessoas da sua tribo, sendo difícil não o ver presente nas conversas que foram no episódio. Perde pontos por ser percebido como muito ruim nos desafios e por ter sido excluído de algumas alianças majoritárias.

sd_e01e02_troyzan5º – Troyzan

Teve um grande papel na saída do Tony ao ficar atento as saídas repentinas do policial e repassar a informação do que ele estava fazendo. Ajudou a inflamar ainda mais a ideia de que Tony é uma ameaça e um complicador na vida do campo.

Acredito que influenciou na decisão de Sandra quebrar com a aliança com Aubry, Caleb, Tony e Malcolm e assim, se colocou na maioria.

Troyzan voltou com uma atitude zen e está bem centrado no jogo e em criar relacionamentos. É visto como útil nos desafios, mas não ao ponto de ser considerado uma ameaça .Parece ter uma boa relação mais próxima com Hali, Michaela e Sandra.

sd_e01e02_michaela6º – Michaela

Conseguiu se posicionar como uma participante com foco nos aspectos físicos do jogo numa tribo onde isso é positivo e valorizado. Acredito que Michaela está no caminho para se tornar a maior challenge beast que você respeita.

Tem um discurso muito parecido com os do alpha male e isso a aproxima deles ao mesmo tempo em que camufla o sagacidade estratégica que sabemos que ela tem. Por isso, ela provavelmente terá um caminho mais fácil até a merge.

A primeira pessoa eliminada era quem ela queria ver fora do jogo na pré-temporada. Quando a tribo dela começou a formar alianças ela estava no meio e pôde decidir qual o melhor caminho a seguir, o que é sempre bom.

Entretanto, Michaela perde pontos pela impulsividade e pela forma que lidou com o seu nome sendo utilizado para enganar Ciera. As expressões faciais e a inabilidade de esconder suas emoções continuam sendo um ponto cego em seu jogo.

Este comportamento assustou até mesmo Tony e, aparentemente, quase a tornou uma opção real para primeira eliminação.

sd_e01e02_aubry7º – Aubry

Apesar de ter tido uma edição bastante apagada, pudemos ver como é boa lidando e lendo corretamente seus adversários.

Foi brilhante ao conseguir ler e definir corretamente a personalidade de Michaela. O que possibilitou ver que era necessário acalmar Michaela e afirmar que Ciera provavelmente iria mudar de ideia ao longo do dia e não mais votar em Michaela.

Entretanto perde pontos por parecer cansada, abatida e impaciente em boa parte das vezes que a vimos durante os episódios. Além disso, ficou numa situação delicada caso não houvesse swap na próxima semana e sua tribo fosse para mais um conselho.

sd_e01e02_hali8º – Hali

Autoproclamou-se como uma naja silenciosa. Talvez por isso esteja tão abaixo no termômetro. Não vimos quase nada sobre Hali e não teve a iniciativa em nada que ocorreu na Mana.

Não que essa estratégia não seja boa, provavelmente a garantirá na merge, já que ela sabe que em uma temporada com grandes nomes ninguém irá focar nela. O problema é que a irá exigir muito trabalho na parte final do jogo para ela não ser considerada uma goat.

sd_e01e02_tony9º – Tony

Tony começou o jogo a 300km/h. Correu atrás de ídolos, falou em llama e até iniciou a construção de um #SpyBunker (a propósito, onde ele estava com a cabeça para pensar que isso iria dar certo? haha). Teoricamente foi um começo desastroso, mas para ele era apenas o esperado e os outros jogadores até acharam engraçado. Como disse Caleb “você não iria esperar nada menos que isso”.

Seu ponto mais baixo do jogo foi a noite em que pegou Troyzan e Sandra falando sobre ele. A maneira com que abordou os dois foi seu maior erro no jogo. Se Tony tivesse escolhido o tom e as palavras melhor, não teria destruído sua aliança. Algo como “ouvi vocês falando meu nome” já cortaria metade das mentiras. Outra possibilidade era aguardar o dia seguinte para resolver.

Infelizmente, Tony não tinha como se esconder ou mudar a percepção do grupo quanto a ele. As pessoas estavam com tanto medo dele e de saírem por um overplay que não queriam nem ser vistas próximos a ele. Uma pena porque mais alguns dias no jogo e acho que poderíamos ver todas as ameaças que você respeita na merge.

sd_e01e02_ciera10º – Ciera

Sabe na escola quando tem um grupo de alunos conhecidos por arrumar confusão e tudo que eles fazem recebe uma punição mais rigida da coordenação? Foi exatamente isso que aconteceu com Ciera. Sua reputação não permitiu que fosse absolvida do mínimo deslize.

Entretanto, apesar de ter sido um erro pequeno, era algo completamente evitável. Prova disso é que Sandra, por exemplo, não caiu nessa armadilha mesmo sendo pressionada a falar algum nome.

Sou um grande fã de Ciera. Seus comentários e visão estratégicas são muito boas. Mas aqui ela ficou muito na teoria e pouco na prática. Mesmo sabendo que ela corria risco pelo famoso “manter a tribo forte” deu mais motivos pra ser a escolhida.


NUKU TRIBE
Nós não pudemos ver muito dessa tribo porque eles não foram para o conselho. Então as posições aqui são ainda menos apuradas que as da Mana.

sd_e01e02_brad1º – Brad

Sinceramente me impressionou. Não lembra nada o começo do seu jogo em Blood vs. Water, começou com um ótimo mindset, mais calmo e disposto a trabalhar com tipos diferentes da sua última participação. Vai ser capaz de se esconder atrás dos grandes nomes da temporada.

Está incluído na maioria dos grupos que vimos se formar na Nuku: Sierra, Ozzy, JT parecem ser seus aliados mais próximos. Mas não descarto ver ele trabalhando com Debbie, Andrea ou Sarah.

A estratégia de trazer o nome da mulher é boa para humanizar mais ele perante os adversários, mas o problema com #WWMD é que Mônica ficou em terceiro e foi percebida como goat. Será que Brad irá repetir a história?

sd_e01e02_zeke2º – Zeke

Fica em segundo lugar porque conseguiu se posicionar duma forma que tem várias opções para escolher, mesmo com o agravante de ninguém conhecer o seu jogo.

Conseguiu se aproximar dos homens da tribo e das mulheres também. E por isso deve estar na maioria não importa qual ela seja.

Apesar da ansiedade para mudar o jogo ao fazer grandes jogadas sabe esperar o momento correto de agir. Não tem medo de se alinhar com Cirie, mas sabe as consequência disso.

sd_e01e02_ozzy3º – Ozzy

Não irá nunca superar o título de “ameaça física” e nem faz esforço para tal, prova disso é que pulou de cara para pegar os kit de ferramentas e sua reputação de exímio nadador é tão assustadora que ninguém quis nem disputar.

Apesar de afirmar, durante o pré-game, que queria mudar seu estilo de jogo e acrescentar mais estratégia e social, repete os mesmos erros e demonstra que não superou o blindside que levou de Cirie.


Até ele já superou, gente. Aceita ou surta, Ozzy!

Além disso, Ozzy continua excluindo das suas alianças e relacionamentos os players que não são tão “físicos” e isso provavelmente vai fazer ele repetir seu histórico de típico eliminado da merge.

sd_e01e02_sierra4º – Sierra

Um dos nomes mais questionados do cast, Sierra já apareceu nos primeiros minutos encontrando a “vantagem herdada”. Quer fazer jogadas ousadas, mas isso ela quer desde Worlds Apart. Vamos ter que esperar para ver se dessa vez ela entra em ação.

Por causa da sua vantagem, é a única que sabe quando será a merge e isso pode possibilitar que elimine alguma ameaça física num momento oportuno.

Aparentemente quer se aliar com Ozzy e Brad e, ganha pontos por ter sido mostrada tomando a iniciativa na construção dessa aliança ao abordar ambos Brad e Ozzy. Será que vai vingar?

sd_e01e02_jt5º – JT

Infelizmente não vimos muito sobre JT. Não tivemos um confessional dele durante boa parte do episódio, o que é alarmante para um vencedor.

O que sabemos é que ele é anti-galinhas e, aparentemente, está na maioria junto com outras ameaças físicas. Parece ser a pessoa mais próxima à Ozzy que geralmente tem muito poder de decisão na primeira parte do jogo.

Ganha pontos porque está na maioria da Nuku e, ao contrário dos dois outros vencedores do elenco, conseguiu não ser considerado uma grande ameaça.

sd_e01e02_cirie6º – Cirie

O que conta como vantagem para Cirie é que ela tem uma grande percepção sobre sua situação. De cara sabia que não estava com a maior sorte do mundo por ter caído com Ozzy e JT na mesma tribo. Tentou reparar a relação com ambos mas aparentemente não teve sucesso.

Foi simplesmente fantástica ao recolher informações a partir de uma frase de Tai e desmontou o finalista de Kaoh Rong completamente. Não sei vocês mas deu até medo, essa mulher é destruidora mesmo.

Perde pontos porque apesar de ter abordados todos corretamente, falhou miseravelmente com Debbie e isso pode custar sua vida no jogo, principalmente porque durante a pré-temporada Debbie comentou que quer se aliar com homens como Brad. Ter uma aliança fajuta com Sarah também não a ajuda muito.

sd_e01e02_debbie7º – Debbie

Preciso confessar que tenho uma certa dificuldade de analisar o jogo da Debbie. Eu me perco no que é personagem, no que é estratégia e no que é loucura.

Entretanto, uma coisa é certa, a frieza com que tratou Cirie e o fato de não ter entrado em pânico ou em modo paranoia foi impressionante e a garante pontos. Por enquanto, seu “detector de mentiras” está calibrado.

Não foi mostrada como parte de nenhuma aliança ou grupo e é por isso que fica nessa posição.

sd_e01e02_andrea8º – Andrea

A única coisa que vimos foi que perdeu a “vantagem herdada”. Apesar disso, acho que está num posição confortável na sua tribo. É a única que teve oportunidade de jogar com Zeke antes dele entrar em Survivor: Millennials vs. Gen X.

sd_e01e02_sarah9º – Sarah

Afirmou que “teve um jogo social fenomenal” em Cagayan, o que é um enorme ilusão e mostra que não tem uma realidade apurada do seu jogo, afinal de contas, Sarah foi eliminada na merge.

Quer ser uma “assassina silenciosa” e está disposta a jogar como criminosa ao invés de policial. Quer mudar totalmente a maneira que irá jogar e se comportar dessa vez, resta saber se irá conseguir e no que isso vai dar.

Como não apareceu muito, fica numa das posições mais baixas do nosso termômetro.

sd_e01e02_tai10º – Tai

Não vimos muito dele e o que vimos não foi muito positivo. E por mais que simpatize com ele, pior que não aparecer é aparecer negativamente. Aparentemente não evoluiu muito o seu jogo desde Kaoh Rong.

Ganha pontos por estar próximo à Ozzy e JT que foram mostrados como líderes ou centros da tribo. Mas perde por colocar tudo em risco ao não saber lidar muito bem com sua paixão pelos animais e irritar seus companheiros de tribo.

Não conseguiu agir naturalmente na conversa com a Cirie mostrando que continua com dificuldades para mentir ou omitir informação. Da última vez isso o levou direto para a final, mas acredito que ele não quer sentar mais uma vez lá e não receber nenhum voto.


JOGADOR DA SEMANA

selfie-sandra

Em poucas palavras, Sandra foi maravilhosa este episódio. Em minha opinião, estes foram os seus melhores momentos considerando todas as suas temporadas.

Conseguiu eliminar de vez por todas algumas sombras que sempre existiram no seu jogo como: “Sandra só não é eliminada de cara porque estava em tribos que ganharam os primeiros desafios”.

Há espaço para dizerem que esse seu bom desempenho seja apenas fruto da edição que quer aproveitar o máximo dos jogadores icônicos para melhorar a visibilidade do programa but…

but-i-dont-know-about-that

Então, esta semana, the queen stays queen. Adiós! ??


Vote em quem você acha que foi o jogador da semana em cada uma das tribos!

Mana tribe members Michaela Bradshaw, Aubry Bracco, Sandra Diaz-Twine, Ciera Eastin, Malcolm Freberg, Hali Ford, Caleb Reynolds, Troyzan Robertson, Jeff Varner, Tony Vlachos will be 10 of the 20 castaways competing on SURVIVOR this season, themed “Game Changers”, when the Emmy Award-winning series returns for its 34th season with a special two-hour premiere, Wednesday, March 8 (8:00-10:00 PM, ET/PT) on the CBS Television Network. The season premiere marks the 500th episode. Photo: Robert Voets/CBS ©2016 CBS Broadcasting, Inc. All Rights Reserved.

[poll id=516]

 

Nuku tribe members Oscar “Ozzy” Lusth, Cirie Fields, James “J.T” Thomas, Debbie Wanner, Andrea Boehlke, Tai Trang, Brad Culpepper, Sarah Lacina, Sierra Dawn-Thomas and Zeke Smith will be 10 of the 20 castaways competing on SURVIVOR this season, themed “Game Changers”, when the Emmy Award-winning series returns for its 34th season with a special two-hour premiere, Wednesday, March 8 (8:00-10:00 PM, ET/PT) on the CBS Television Network. The season premiere marks the 500th episode. Photo: Robert Voets/CBS ©2017 CBS Broadcasting, Inc. All Rights Reserved.

[poll id=517]