Edgic: O que é isso?


Apesar de ser uma atividade bem popular entre boa parte da comunidade de fãs de Survivor e realities em geral, muitos ainda não sabem o que significa Edgic ou como ele funciona. Por isso, hoje iremos tentar explicar detalhadamente tudo que você precisa saber para acompanhar essa metodologia de análise.

Preparados, vamos lá!

1. O que é Edgic?

Edgic é uma palavra estrangeira composta pela aglutinação dos termos “edit” (em português, edição) + “logic” (em português, lógica).

Sabe quando você está vendo aquela série e na metade dos episódios passa você começa a criar teorias sobre o desfecho daquela história? Naquele momento você está fazendo um tipo de edgic.

Em síntese, edgic é a análise da edição que cada participante vem recebendo ao longo dos episódios e o que essa edição quer nos mostrar, o que está sinalizando e o que pode acontecer posteriormente.

O fato é que a gente está tão acostumado com algumas fórmulas de narração que quase sempre dá para prever quando vamos tomar um susto num filme de terror, quando dois personagens vão se apaixonar, quando alguém está fadado a morrer etc… E em Survivor não é diferente.

Você sabe, mesmo que de forma inconsciente, que quando alguém aparece falando que veio para vencer o prêmio e ajudar sua família é um forte indício de que aquela pessoa será importante. Assim como sabe que um participante provavelmente não irá vencer se chegou na metade do jogo e você nem consegue lembrar o nome dele.

Enfim, com Edgic, sobretudo nas temporadas mais recentes, fica relativamente fácil prever os maiores candidatos à vitória, quem vai ser o favorito do público, ter um arco de jornada ou de queda, quem será relevante e quem não será… Por isso, essa técnica é bastante popular entre os fãs mais radicais de reality show.

Vale lembrar também que uma análise de edgic tem que ser completamente imparcial com relação a torcidas. Ou seja, não é porque seu fave apareceu por 3 segundos no programa bebendo água que você já vai romantizar dizendo que isso é winner edit. Isso não existe.

2. Classificação

Mas como que a gente faz essas previsões? Como se classificam os relevantes e os que não são? Existe algum parâmetro? Sim! Primeiramente existe uma classificação macro que é ver como cada participante se comporta no episódio. Dividimos essa classificação macro em 3 partes:

  • Tipos de Personagem: É a parte mais complexa dessa classificação. Pois envolve analisar como cada um dos participantes se comporta nos 45 minutos de programa. Existem 5 tipos de avaliação que falaremos em detalhe mais a frente.
  • Tonalidade: Aqui basicamente avaliamos se determinado participante apareceu no episódio de maneira positiva, negativa, mista ou neutra. Essas definições são autoexplicativas, sendo representadas respectivamente pelas letras P, N, M e o neutro é omitido.
  • Visibilidade: Em linhas gerais, é o quanto cada indivíduo se fez presente no episódio, independente se foi UTR, CP, OTT ou MOR. A escala de visibilidade é medida de 1 a 5, sendo 1 para pouco visível e 5 para extremamente visível.

Agora vamos dar uma aprofundada em cada uma das três partes e o significado das suas siglas.

3. Tipos de Personagem

Como disse anteriormente, os tipos de personagem em um Edgic são classificados em 5 categorias, sendo elas: Invisible (INV), Under the Radar (UTR), Middle of the Road (MOR), Complex Personality (CP) e Over the Top (OTT).

Mas, calma, apesar das siglas e termos em inglês, essas classificações são simples de entender. Na tabela abaixo a gente traz uma resumo de cada uma.

Tipos de Personagem do Edgic

Preferimos não mudar as siglas e termos para português porque eles já são bem difundidos.

Vale ressaltar que a classificação do tipo de personagem é uma das mais importantes para a definição de um provável vencedor e constantemente ditará quem terá chances de vencer ou não dentro do contexto da temporada.

4. Tonalidade

Depois de definir como qual tipo de personagem determinado participante esta sendo editado, nós misturamos isso com sua tonalidade. Ou seja, depois de entendermos determinada pessoa como CP (complex personality), temos que analisar se ela foi representada de forma positiva, negativa, mista ou neutra.

Portanto, vão surgir novas siglas a partir da aglutinação de tipo de personagem e tonalidade. Por exemplo: CP+M = CPM ou Personalidade complexa com tonalidade mista. UTR+P = UTRP ou Abaixo do radar com tonalidade positiva.

Em casos de tonalidade neutra, a sigla “N” é suprimida da sigla geral, então, se alguém foi definido apenas como UTR/MOR/CP/OTT isso quer dizer que ele está sem tonalidade, portanto neutro.

Diversos fatores podem definir a tonalidade de um personagem. Desde a opinião de um outro participante ou do Jeff a, até mesmo, uma trilha sonora mais heroica quando ele surge na tela.

Simples, não?

Existem ainda duas tonalidades raras, representadas pelas siglas PP (Super Positivo) ou NN (Super Negativo). Ocorrem em situações envolvendo cenas bem chocantes que marcam a temporada de maneira bem positiva ou bem negativa.

Por exemplo, a cena em que Jeff Varner expõe a transsexualidade do Zeke em Game Changers (NN) ou quando Caleb teve um grave problema de saúde em Kaôh Rōng (PP).

Por fim, como você deve imaginar, invisíveis não possuem tonalidade justamente por não terem se feito presentes no episódio. Caso exista algum traço positivo, negativo ou misto explícito em um participante que não abriu a boca no episódio, automaticamente ele deixa de ser invisível.

5. Visibilidade

É um dos aspectos mais simples de se entender e fecha nossa tríade. A visibilidade é analisada independente, tem uma variação entre 1 e 5 e é acrescentada ao final das siglas de tipo de personagem e tonalidade.

Então, por exemplo, se um personagem for CPP3, ele teve visibilidade 3 (média) além de ser uma Personalidade complexa (CP) com tom positivo (P).

Ufa! Com isso você já consegue entender o grosso de qualquer Edgic. Porém alguns pontos também serão analisados mais na questão micro. Citaremos alguns termos que serão usados no decorrer das nossas análises e apresentarei seus significados e no que isso implica no edgic de cada participante.

6. Glossário de Termos

  • SPV: Acrônimo em inglês que significa “second-person view”, ou seja, é basicamente qual a visão que o jogador A tem do jogador B.
  • Foreshadow: Algo que a edição anuncia de maneira discreta antes de se acontecer de se acontecer de fato. Pode ser prenunciado de maneira literal, ou até como uma ironia que a própria edição cria.
  • Contender: São as maiores apostas para winners da temporada baseado nas análises de seus edgics.
  • Red flag: Pontos de incoerência que aparecem sutilmente na edição e que geralmente comprometem um pouco as chances de vitória do participante que recebeu a red flag.
  • Cooldown: Quando um participante está muito visível em uma sequência de 2 ou 3 episódios e repentinamente fica pouco visível. Em síntese, quer dizer que a edição deu uma “esfriada”, e muitas vezes isso é bem positivo.
  • Gamebot: Participante que todo seu conteúdo, principalmente o CP é todo voltado para jogo e estratégia e desprovido de qualquer conteúdo pessoal.

É claro que outros termos podem aparecer esporadicamente no decorrer das análises que farei, mas isso cobre a maioria das nossas necessidades.

É isso gente, logo mais teremos a análise da premiere dupla de Ghost Island com alguns comentários e suposições minhas. Lembrando que posso estar certo ou não. Espero que tenham gostado desse “tutorial” e que tenha sido bem didático. Nos vemos em breve!

Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.